Newsletter

Cadastre-se e receba nossos boletins informativos



UNFPA na ONU

Tamanho da letra:

organograma onup

O UNFPA é um órgão subsidiário da Assembleia Geral das Nações Unidas. Ele desempenha um papel único no Sistema ONU: trata de questões de população e desenvolvimento, com ênfase na saúde reprodutiva e da igualdade de gênero, no contexto do Programa de Ação da Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento (CIPD) e dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

O UNFPA recebe orientação política global da Assembléia Geral e do Conselho Econômico e Social (ECOSOC) da ONU. Seu órgão dirigente, o Conselho Executivo do PNUD/UNFPA, responde sobre questões administrativas, financeiras e programáticas. O Conselho Executivo é composto de 36 membros: oito Estados-Membros da África, sete da Ásia e do Pacífico, quatro de países da Europa Oriental, cinco da América Latina e do Caribe, e doze da Europa Ocidental e outros Estados.

O Fundo trabalha em estreita colaboração com outras agências humanitárias e de desenvolvimento (particularmente a OMS, UNICEF, PNUD e UNAIDS).

Processos intergovernamentais e interagenciais

Para ser um parceiro efetivo de desenvolvimento, o UNFPA precisa manter-se informado sobre os desafios que os países enfrentam para melhorar a vida de suas populações, bem como as respostas dadas pelas Nações Unidas a tais desafios. Para isso, o Fundo contribui para os debates de cerca de 150 ítens da agenda da Assembléia Geral, participa das comissões funcionais e regionais intergovernamentais do ECOSOC, e trabalha em estreita colaboração com outras entidades, como o Fórum Permanente sobre Questões Indígenas e o Conselho de Direitos Humanos.

O Fundo também fornece subsídios técnicos à Assembleia Geral no que diz respeito às políticas relativas ao seu mandato.

O UNFPA é um dos quatro membros fundadores do Grupo de Desenvolvimento das Nações Unidas (UNDG), criado pelo Secretário-Geral em 1997 para melhorar a coerência do desenvolvimento das Nações Unidas ao nível de país.

O UNFPA também participa de ações de colaboração interinstitucional e processos. Por exemplo, é membro do Conselho de Chefes Executivos para Coordenação da ONU (CEB), que reúne os chefes executivos de todas as organizações das Nações Unidas com o objetivo de coordenar e cooperar sobre questões de fundo para a gestão do Sistema ONU. Em 2007, o UNDG foi colocado sob responsabilidade do CEB.

O Fundo não é financiado pelo orçamento regular da ONU, mas por contribuições voluntárias de cerca de 180 Estados-Membros. Ele também recebe contribuições de grupos do setor privado, fundações e indivíduos.

banner zica lateral

teste pequeno

banner programa de pais

banner materiais iniciativas

reducao

unfpabrasil Em média, mulheres trabalham aproximadamente 55 horas semanais, homens trabalham 50. #equality #UN #humanrights #ONU https://t.co/c4fZLWBgBQ
unfpabrasil Um homem de 40 anos pediu Salamatou em casamento quando ela tinha 14 anos. Ela recusou o pedido. Saiba mais em… https://t.co/ll9BnI3BqJ
unfpabrasil A população idosa do Brasil triplicará até 2050. Por isso, é cada vez mais necessário pensar políticas públicas que… https://t.co/3FJGXy0Yf9