Newsletter

Cadastre-se e receba nossos boletins informativos



Objetivos

Tamanho da letra:

O UNFPA é guiado em seu trabalho pelo Programa de Ação aprovado na Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento (CIPD), realizada no Cairo, Egito, em 1994. Durante a CIPD, 179 Estados-Membros da ONU – inclusive o Brasil - acordaram que a igualdade de gênero e o atendimento às necessidades em educação e saúde, incluindo saúde reprodutiva, são pré-requisitos para se alcançar o desenvolvimento sustentável a longo prazo.

Os principais objetivos do Programa de Ação do Cairo são:

• Acesso universal aos serviços de saúde reprodutiva até 2015.
• Educação primária universal e eliminação da desigualdade de gênero na educação até 2015.
• Redução em 75% na taxa de mortalidade materna até 2015.
• Redução da mortalidade de crianças menores de um ano.
• Aumento da esperança de vida.
• Redução em 25% na taxa de infecção por HIV até 2010.

O Programa de Ação do Cairo representou uma mudança de paradigma na abordagem global sobre os temas de população e desenvolvimento: se antes os objetivos eram exclusivamente demográficos, após a CIPD o foco se tornou a promoção dos direitos humanos, com ênfase no exercício dos direitos reprodutivos e na autonomia das escolhas individuais.

Alcançar os objetivos do Programa de Ação da CIPD também é etapa essencial para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), conjunto de oito objetivos estabelecidos em 2000 por líderes de todo o mundo a fim de reduzir a extrema pobreza à metade até 2015.

Os dois conjuntos de objetivos, da CIPD e ODM, compartilham o mesmo propósito — conseguir um mundo melhor e mais seguro — e cada conjunto de objetivos tem importância crítica para o sucesso do outro.

Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – em especial a erradicação da pobreza e da fome; a promoção da igualdade de gênero e da autonomia das mulheres; e a melhoria da saúde materna – não poderão ser atingidos se as questões relacionadas à população e aos cuidados em saúde reprodutiva não forem enfrentadas com firmeza. Por essa razão, uma nova meta relativa ao acesso universal à saúde reprodutiva até 2015 foi acrescentada aos ODM em 2007.

Os ODM que pautam as ações do UNFPA são:

• 3 - Igualdade enre sexos e valorização da mulher;
• 5 - Melhorar a saúde das gestantes;
• 6 - Combater a aids, a malária e outras doenças;
• 8 - Todo o mundo trabalhando pelo desenvolvimento.

Saiba mais sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio clicando aqui

banner zica lateral

teste pequeno

banner programa de pais

banner materiais iniciativas

reducao