Newsletter

Cadastre-se e receba nossos boletins informativos



I Seminário Internacional de Saúde do Homem na Tríplice Fronteira - Sumário Executivo

Tamanho da letra:

capa sumario executivo saude do homemEm 2013, o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), Itaipu Binacional, Ministério da Saúde do Brasil e Ministério da Saúde do Paraguai realizaram o I Seminário Internacional de Saúde do Homem na Tríplice Fronteira, com o objetivo facilitar um intercâmbio de experiências voltadas para o fortalecimento da atenção à saúde do homem nos países componentes da tríplice fronteira – Brasil, Argentina e Paraguai.

O resultado do seminário e os desafios encontrados para a promoção da saúde do homem foram reunidos na publicação bilíngue (português e espanhol) I Seminário Internacional de Saúde do Homem na Tríplice Fronteira – Sumário Executivo. O livro também apresenta uma série de recomendações com o objetivo de impulsionar a promoção da saúde do homem e a qualidade dos serviços prestados para essa população na fronteira.

Download do PDF

Campanha 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres

Tamanho da letra:

marca campanha

 

 Realizada entre 2003 e 2009, a Campanha 16 dias de Ativismo reuniu parceiros públicos e privados, entre eles o UNFPA, com o objetivo de conscientizar a sociedade para uma maior participação no enfrentamento da violência de gênero a partir da estratégia de "educar para prevenir" com uma abordagem de Direitos Humanos. Em 2007, a Campanha concentrou seus esforços na promoção da Lei no 11.340/06, conhecida como "Lei Maria da Penha", que penaliza esse tipo de violência. 

 

Cartaz

Cartilha

Marca da Campanha

Mulheres e Homens dialogando sobre Co-responsabilidade

Tamanho da letra:

capa mulheresehomens

A publicação é o sumário da pesquisa “Mulheres e Homens jovens dialogando sobre Co-responsabilidade” realizada com o apoio do UNFPA. A pesquisa foi feita no município de São Paulo com jovens de 16 a 20 anos, de ambos os sexos, que já haviam tido relações sexuais.

O documento apresenta, uma síntese da pesquisa com as idéias e visões de mundos apresentados por essas e esses jovens entrelaçadas com algumas reflexões sobre os direitos, crenças, valores e expectativas, e algumas considerações importantes para os projetos de vida e de felicidade, numa perspectiva de gênero, jovem e feminista assumida pela Associação Frida Kahlo, responsável pela pesquisa e parceira do UNFPA no projeto Fortalecimento da sociedade civil e advocacy em saúde sexual e reprodutiva.
Download em PDF

Homens Jovens e Prevenção de HIV - Um Guia para a Ação

Tamanho da letra:

homem guia

 

Este guia oferece informações conceituais e práticas sobre como desenvolver, implementar e avaliar atividades de prevenção de HIV que incorporem uma perspectiva de gênero e estimulem a participação de homens jovens e agentes relevantes.


Download em PDF

HOMENS E MASCULINIDADES: práticas de intimidade e políticas públicas

Tamanho da letra:

homens masculinidades

 

A publicação tem como tema central “praticas de intimidade e políticas públicas”. Os textos que compõem esta coletânea foram produzidos para alimentar os debates durante o 6º Seminário Nacional “Homens e Masculinidades”, realizado entre 1 e 4 de setembro de 2010.

 

Download em PDF

Veja aqui o Livro de Resumos

Genero, Salud, Desarrolo en las Americas

Tamanho da letra:

cap3

 

Esta publicação, iniciativa conjunta da Organização Panamericana da Saúde (OPAS), do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (UNIFEM), traz indicadores estatísticos básicos sobre o estado de saúde de homens e mlheres e seus determinantes sócioeconômicos.

         Download em PDF

Cartilha Direitos da Mulher

Tamanho da letra:

cartilha mulher

 

O guia informa as mulheres sobre as diversas situações de violência de que podem ser vítimas e como se prevenir e buscar ajuda. Também explica os direitos sexuais e reprodutivos e as formas de prevenção ao HIV/AIDS e a outras doenças sexualmente transmissíveis.

          Download em PDF

Preservativo Feminino das políticas globais à realidade brasileira

Tamanho da letra:

preservativoEsta publicação aborda o processo de consolidação do preservativo feminino no Brasil em cenários global e local. Os capítulos tratam do contexto atual do preservativo feminino, desde sua produção até os resultados da revisão sistemática de sua eficacácia, efetividade e aceitabilidade. O trabalho tem como objetivo, ainda, contribuir para a promoção do acesso universal e equitativo ao insumo.

O documento foi produzido pelo NEPO, ABIA e UNFPA.

Download do PDF


Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem - Princípios e Diretrizes

Tamanho da letra:

plano nacional2No ano em que o Sistema Único de Saúde completa vinte e um anos, o Ministério da Saúde estabelece como prioridade a proteção à população jovem e adulta masculina, lançando a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, desenvolvida em parceria entre gestores do SUS, sociedades científicas, sociedade civil organizada, pesquisadores, acadêmicos e agências de cooperação internacional.

Download do PDF


Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem - Plano de Ação Nacional

Tamanho da letra:

politica nacionalO Plano de Ação Nacional (2009-2011) possibilita, junto com as Portarias nº 1.945 e nº 1.946 de 27 de agosto de 2009, a implantação da Política nas vinte e sete Unidades Federadas e num primeiro conjunto de vinte e seis municípios.

Para isso, foram criadas as condições políticas e financeiras necessárias para que os serviços do Sistema Único de Saúde possam equacionar e dar soluções ao elenco de doenças e agravos mais prevalentes na população do sexo masculino de acordo com as características regionais e locais.

Download do PDF


banner zica lateral

teste pequeno

banner programa de pais

banner materiais iniciativas

reducao

unfpabrasil Em média, mulheres trabalham aproximadamente 55 horas semanais, homens trabalham 50. #equality #UN #humanrights #ONU https://t.co/c4fZLWBgBQ
unfpabrasil Um homem de 40 anos pediu Salamatou em casamento quando ela tinha 14 anos. Ela recusou o pedido. Saiba mais em… https://t.co/ll9BnI3BqJ
unfpabrasil A população idosa do Brasil triplicará até 2050. Por isso, é cada vez mais necessário pensar políticas públicas que… https://t.co/3FJGXy0Yf9